quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Oficinas culturais parte 1 (Serie de Artigos e Textos)


    Bom pessoal a partir de agora começa uma série de artigos e textos sobre oficinas culturais, consiste em algumas experiencias e opiniões que ganhei no decorrer desses dez anos como arte educador espero que gostem.

    Bom se procurarmos o significado da palavra oficina vamos saber que oficina nada mais é que um espaço onde se desenvolve algum trabalho. Na atualidade ainda não mudou muito este significado, as oficinas culturais são pequenos projetos executados em um determinado espaço físico afim de passar atividades relacionadas a cultura, os educadores que praticam esta atividade são denominados  oficineiros,são eles que carregam a responsabilidade de estarem em contato direto com os educandos. Hoje em dia existem um numero grande de projetos e instituições sociais e educacionais que aplicam as oficinais culturais em seus projetos pedagógicos.
    As oficinas podem abordar vários temas e tipos de manifestações culturais oficinas como: dança, hip hop,capoira entre outras. Oficinas são bem populares nas escolas publicas, municipais e projetos sociais pelo bom resultado que elas apresentam com os adolescente. As oficinas geralmente são feitas em curtos períodos geralmente não passam de duas horas,o numero de educandos por oficina sempre depende do numero de pessoas que espaço físico comporta e o tipo de oficina que será desenvolvida.

domingo, 5 de janeiro de 2014

Cofre em formato de Carro Tuning feito com papelão


Continuando a série de cofres de papelão este é em formato de carro tuning,ideal para projetos pedagógicos relacionados a transporte.

Materiais: Papelão,cola quente, fita crepe, e tinta tempera

quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Não subestime o papelão (Opinião)

Quadro feito com papelão,tinta tempera e verniz acrílico 
      Muitas vezes olhamos um pedaço de papelão ou qualquer tipo de objeto sucateado, e logo colocamos no lixo, isso é um habito natural de quase todo mundo, mas se olharmos de outra forma podemos estar jogando fora uma grande chance de fazer algo diferente, e quando fizemos algo diferente estamos aprendendo, o processo de aprendizagem acontece sempre quando somos desafiados a conhecer o novo. Então repense as coisas de uma forma nova,e não caia nas armadilhas da rotina.
      Quando somos crianças aprendemos as coisas rapidamente através de perguntas, invenções de brincadeiras amizades novas, e então quando crescemos parece que adormecemos nosso poder de aprender, tudo tem que ser rápido, automático sem pensar, prático, e então ficamos sem tempo pra raciocinar ou se permitir aprender coisas novas. Então lembre-se nem sempre o que você pensa ou vê a primeira vez, é o que realmente é permita-se um novo olhar.

terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Arteeduc no You Tube

      Agora estamos com um canal no You Tube, lá estarão disponiveis vídeos passo a passo dos trabalhos que você encontra no nosso blog acesse: http://www.youtube.com/channel/UCXZoY_UZNzXHNNOERbGlQaw

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Carrinho de Garrafa Pet (Sucata)


Fiz este trabalho para o período de férias, é bem diferente e super legal de fazer.Ele ideal para Trabalhos e férias e outros projetos relacionados a transporte.

Materiais: Uma garrafa pet, estilete,revista velha, cola branca,duas canetas hidrocor velhas, quatro tampinhas de garrafa pet, fita crepe, tinta tempera,cola quente e tesoura.

Em breve postaremos o vídeo passo a passo.
Dúvidas pelo arteeduc.outlook.com.br 

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Uso da palavra geradora em sala


A principio parece estranha esta expressão, mas ela é muito mais famosa do que parece, a palavra geradora foi um processo proposto por Paulo Freire para iniciar um projeto  de alfabetização com palavras e situações do cotidiano do aluno. Trazendo as experiências de vida para dentro da sala facilitando a aprendizagem e aproximando a comunidade do educador, e o educador da comunidade. Este processo é utilizado até hoje no EJA (Educação para Jovens e Adultos).Sempre quando começo um projeto, utilizo uma palavra ou  uma frase associada a ao objetivo principal do projeto que vou desenvolver, este tipo de procedimento facilita bastante a interação do educando, e conforme o nível conhecimento do educando sobre o assunto ele mesmo se apropria tanto do tema que é capaz de trazer suas experiências e vivencias para dentro da sala, sendo muito mais participativo, auxiliando muito o professor na busca dos objetivos desejados.
Nos atendimentos da área social aproximar o aluno do seu cotidiano dentro da sala oferecem resultados ótimos.
Dicas:
- Faça atividades ou projetos que envolvam a comunidade.

- Quando trouxer algo do cotidiano dos educandos para comentar tome cuidado para não expor assuntos que causem constrangimentos.

- Observe as conversas dos educandos durante as atividade,isso pode lhe dar um norte na escolha do próximo projeto ou atividade.


- Tente inserir ou fazer amostras do seu trabalho nas atividades culturais do bairro.